Poupança: um bom começo

poupancaegloboreporter

Todo mundo (e todo casal) tem aqueles objetivos de curto prazo, como as próximas férias em um lugar maravilhoso e também tem aquelas despesas inesperadas, como a troca da geladeira que quebrou, etc. Para coisas assim a poupança é uma boa ideia.

Pode parecer bobo, mas muita gente não a utiliza da forma correta. Eu mesma costumava colocar o que sobrava no final do mês e no mês seguinte acabava tirando para comprar alguma coisa, sem ter ganhado nada de rendimento em cima.

 Use a poupança para:

  • Se educar financeiramente (criar o hábito de poupar);
  • Criar um fundo de emergência – praquelas despesas inesperadas;
  • Poupar mensalmente para despesas anuais, como IPTU e IPVA;
  • Conquistar objetivos de curto prazo, como férias ou alguma compra já esperada;

Quando atingir um certo valor, ou quiser algo mais caro e a longo prazo, como reformar a casa, trocar o carro, pensar na aposentadoria ou intercâmbio/faculdade dos filhos, o recomendado é procurar outros investimentos que apresentem melhores benefícios nestas condições.

 Como funciona:

 

  • Qual o rendimento mensal do dinheiro?

Preste atenção na Taxa SELIC. Enquanto ela estiver acima de 8,5% ao ano, significa que sua poupança terá um rendimento fixo de 0,5% ao mês + TR mensal (que beira os 0%). Não importa o quanto essa taxa cresça a partir dos 8,5%, o rendimento será sempre o mesmo.

Se a Taxa SELIC estiver em 8,5% ao ano ou menos, o rendimento passa a ser variável, de 70% do valor da Taxa SELIC mensalizada + a TR. Ou seja, se a Selic estiver a 7,5%, e 0,5962% for seu valor mensalizado, o valor do rendimento será de 0,41% + a TR.

Você pode conferir os valores da Taxa SELIC aqui e da TR aqui.

Se você simplesmente não quer se preocupar com isso, você pode calcular uma previsão de quanto você terá ao final de alguns meses, depositando um valor regular na calculadora do Banco Central

Exemplo: se vocês quiserem fazer a festa de 1 ano do primeiro filho (daqui a 8 meses) e quiserem gastar R$ 2.000,00 nela, com os juros de 0,5% ao mês, precisarão juntar R$ 244,44 por mês até lá. 🙂

 

  •  Que dia entra o rendimento?

A remuneração mensal do dinheiro se baseia na data de aniversário da conta poupança. Por exemplo, se ela foi aberta no dia 3, este será o dia em que o valor depositado será corrigido todo mês.

Cada vez que você deposita um dinheiro, em uma data diferente desta, será criada uma nova data de aniversário. Portanto, não retire o dinheiro antes de 1 mês do depósito, já que você perderá o rendimento do mês.

Observação: se a data de abertura da conta, ou depósito do dinheiro for 29, 30 ou 31, o aniversário será no dia 1º do mês seguinte. Se a data de aniversário cair em um sábado, domingo ou feriado, a remuneração da poupança será creditada no primeiro dia útil seguinte.

Prós e Contras:

proscontraspoupança6

Atenção:

 

Para se obter um valor de rentabilidade mais real, é necessário descontar a inflação (através do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). É como se apesar do aumento do dinheiro na poupança a cada mês, este valor valesse menos do que na época em que foi depositado, por causa do aumento dos preços. Seu poder de compra se torna menor.

Por exemplo, segundo matéria da Exame.com, no primeiro semestre de 2014, o rendimento da poupança foi negativo. Isso porque ela rendeu 3,47% neste período e a inflação medida pelo IPCA foi de 3,75%. Portanto, o retorno real da poupança foi de -0,26%. Abaixo o gráfico de rendimento real da poupança nos primeiros semestres dos últimos anos (fonte):

rendimento real poupança

Dicas para contornar esta situação:

  • Procure investimentos tão seguros quanto mas que tenham um rendimento melhor;
  • No começo do ano, corrija o valor que você deposita mensalmente, de acordo com a inflação.

 

Lembrando que é sempre bom consultar um especialista em finanças, pois escrevo aqui apenas coisas que faço ou aprendi sobre o assunto.

 

😉

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Poupança: um bom começo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s