7 passos para realizar seus objetivos através do planejamento financeiro

 

Nesse post vou ensinar um passo a passo para usar o planejamento financeiro a seu favor. Não sou especialista em finanças nem nada do tipo, então coloco aqui as dicas de atitudes que eu e meu namorado tomamos, com base em ideias, textos e livros que lemos. Tomara que seja útil para vocês! 😉

Passo 1: Defina seus objetivos

Quando a gente tem sonhos em conjunto é muito importante tê-los bem definidos.  O primeiro passo para um bom planejamento  é colocar no papel os seus objetivos. Dessa forma, é possível visualizar melhor o que é prioridade, o que é inviável e o que fazer pra chegar lá.

Passo 2: Estabeleça prioridades

Coloque tanto sonhos pessoais quanto sonhos do casal. Por exemplo, se o casal sonha em fazer uma super festa de casamento e você quer também fazer um intercâmbio, é a hora de estabelecer o que é prioridade. Se vocês tiverem pouco tempo de poupar para a festa, às vezes vale adiar o sonho do intercâmbio e colocar a festa na frente de todos os outros objetivos. Lembre-se que não dá pra ter tudo, mas com um bom planejamento e disciplina é possível alcançar a maioria dos nossos sonhos.

Passo 3: Inclua prazos

Defina, ao final de tudo, um prazo para realizar cada um dos objetivos. Essa etapa é muito importante, pois vai ajudar o casal a se planejar melhor e conseguir tangibilizar um pouco mais o futuro. Sonhos de curto, médio e longo prazo se encaixam aqui.

Passo 4: Calcule quanto você deve poupar

Depois disso, calcule quanto vocês vão precisar juntar por mês no prazo estipulado, mesmo que vocês estejam apenas supondo os valores de gastos. No nosso caso, a nossa ideia é conseguir cerca 100 mil reais em 2 anos.

Dividindo por mês até lá, teríamos que juntar o equivalente a 4 mil reais por mês, o que ficou um pouco inviável pra gente. Dessa forma, diminuímos para a meta de poupar 3 mil reais por mês no mínimo (se conseguirmos, vamos poupar mais), e vamos contar com o 13º de ambos e algumas tentativas de ganhar dinheiro extra para chegar na nossa meta. Além disso, pretendemos pesquisar formas de investimento em que este dinheiro guardado renda mais do que a poupança. 3 mil reais pode ser muito dinheiro, mas dividindo pelo casal fica mais fácil. E além do mais, 2 anos não é muito tempo, então cada caso é um caso.

Passo 5: Estude os seus gastos

Agora é a hora de por em prática tudo isso! Pra conseguir esta disciplina financeira, primeiro estude os seus gastos. Uma dica super batida, mas de ouro é anotar tudo o que você gasta, inclusive as moedinhas que você dá pro guardador de carros. Eu costumo anotar tudo em uma planilha no Google Drive, porque assim fica fácil de abrir tanto no trabalho, quanto em casa, quanto no celular. Existem vários aplicativos também que foram criados para essa finalidade, alguns bem interessantes, cheios de gráficos legais. Eu até hoje não achei nada do jeito que gosto, então criei minha própria planilha (você pode baixá-la clicando aqui) 😉

É importante que os dois se comprometam a fazer isso, lidando com dinheiro de forma separada ou conjunta. Como eu e o André somos namorados e moramos na casa dos pais, temos planilhas separadas, mas eu pego sempre no pé dele pra anotar tudo!

Passo 6: Planeje os seus gastos

Depois de estudar com o que anda gastando seu dinheiro, chegou a hora de fazer o planejamento financeiro do mês. É muito importante antes de tudo separar na planilha o quanto você quer poupar e só depois distribuir o restante do dinheiro entre seus outros gastos, que a essa altura você já sabe muito bem quais são. É legal também separar um dinheiro para gastos anuais, como IPVA, seguros, etc.

Passo 7: Faça acontecer

Assim que o salário entrar, transfira pra poupança o que você planejou e tenha o foco e a disciplina necessários para atingir as suas metas! Essa é a etapa mais importante, fazer acontecer! Corte o que for preciso e se mesmo assim ficar difícil, dá pra ser flexível. Se sua meta é 12 mil reais em 1 ano, juntando mil reais por mês, por exemplo, considere a possibilidade de conquistar esse dinheiro em 2 anos, poupando 500 reais por mês, ou pense em outras formas de conseguir um dinheiro extra. O importante é definir estas metas desde o começo, resistir às tentações e focar nos seus objetivos!

 

“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz.” Ayrton Senna

2 comentários sobre “7 passos para realizar seus objetivos através do planejamento financeiro

  1. Bruna disse:

    Muito bom, Bel! Preciso muito me organizar financeiramente, sou muito gastareira e meu marido vive falando que temos que economizar para poder fazer as coisas que queremos, mas eu nunca consigo me controlar. Seus posts vão me ajudar 😉

    Bjs!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s